quinta-feira, 12 de julho de 2007

O ANO SANTO DE 2007




Neste 2007 , nós cristãos católicos da Renovação Carismática , estamos em festa pelos cem anos de criação da Arquidiocese da Igreja de Uberaba. Neste longo período, passaram por aqui sete bispos . O segundo deles , Dom Antonio Almeida Lustosa , da Congregação Salesiana de Dom Bosco e natural de São João Del Rei ( MG) , está em processo de beatificação e canonização já tramitando em Roma. Lembro também de Dom Alexandre do Amaral que governou a Arquidiocese por 39 anos.
Neste ano também , a Renovação Carismática Católica comemora suas Bodas de Esmeralda , marcando seus 40 anos no mundo , como fruto especialíssimo do Concílio Vaticano II e como uma bênção renovadora para a Igreja Católica. A Renovação Carismática Católica ( RCC) nasceu em Duquesne ( EUA) em 1967, quando um grupo de estudantes e professores universitários católicos pediram com intensidade um novo derramamento do Espírito Santo sobre suas vidas e apostolado , e um novo Pentecostes aconteceu na vida de cada um deles .
Os pioneiros da Renovação Carismática Católica , não podiam certamente prever que estariam protagonizando um dos maiores acontecimentos religiosos da atualidade , uma “ Explosão do Espírito Santo “ na sua Igreja , pós Concílio Vaticano II . Hoje , o movimento soma mais de 60 milhões de católicos carismáticos em todo o mundo . No Brasil, somos mais 3 milhões renovados pela graça da “Efusão do Espírito Santo “. A meta do Conselho Nacional da RCC para 2007 no Brasil , é evangelizar mais 20 milhões dos 130 milhões de católicos batizados , para que experimentem Jesus de forma pessoal e à sua Igreja, assim como ocorreu conosco .
Aqui no Brasil , haverá muitas atividades de caráter missionário que visam celebrar está data tão significativa . A mais importante delas é a realização do 27º. Congresso Nacional da RCC , entre os dias 24 e 28 de julho. O Congresso assumiu uma nova dimensão e receberá irmãos de toda a América Latina para o ECCLA – Encontro Carismático Latino-Americano. Além disso , neste ano , a RCC realiza também durante o congresso , o Encontro Nacional de Jovens Universitários e o Congressinho , para acolher adequadamente a presença das crianças . A cada ano , aumenta a riqueza da participação dos sacerdotes e bispos do mundo inteiro . É uma bênção .
Tudo isso ocorrerá num lugar abençoado por Deus : a Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista ( SP ) , bem pertinho da casa da Mãe Aparecida . Canção Nova que hoje é considerada como o maior espaço de evangelização , Adoração ao Santíssimo Sacramento e de conversão católica do planeta. O Congresso se inspira na promessa de Jesus que disse : “ Descerá sobre vós o Espírito e sereis minhas testemunhas “(Atos 1,8).

Prof. Geraldo Tito Sandim -
Núcleo do MCS na RCC de Uberaba/
Salesiano de Dom Bosco -

Nenhum comentário: